
Celebre o 25 de Abril com o vermelho na sua mesa!
A Revolução dos Cravos aconteceu a 25 de Abril de 1974, numa que foi uma das revoluções mais marcantes em Portugal caracterizada pelo fim da ditadura do Estado Novo e na purificação da liberdade de expressão e eliminação dos valores ditatoriais até aí impostos.
Tal como os cravos vermelhos, símbolo do 25 de Abril, os frutos vermelhos são também um elemento purificador, já que libertam o nosso organismo de toxinas e radicais livres.
Os frutos vermelhos são consumidos mundialmente em todas as suas variedades e são utilizados na confecção de doces, sumos, tartes ou na sua versão natural, acompanhando saladas de frutas, iogurtes, cereais, e até pratos salgados.
Este consumo tão abrangente deve-se à consciência dos seus benefícios para a saúde e de todo o seu valor nutricional, desde as variada vitaminas neles presentes
Podendo ser na forma de morangos, mirtilos, amoras ou groselhas, todos eles apresentam um sabor bastante agradável, bem como características fundamentais para a manutenção do organismo.
Além do poder antioxidante, que protege o envelhecimento precoce e o sistema imunitário, conheça outras razões para que consuma frutos vermelhos com regularidade:
• Diminuem a vontade de comer doces e promovem o efeito de saciedade
• Estabilizam os níveis de stress e ansiedade, uma vez que graças à vitamina C os níveis de adrenalina são restabelecidos
• Diminuiem o risco de cancro e alivia sintomas de algumas alergias, devido aos ingredientes anticancerígenos que protegem o organismo
• Protegem o coração devido aos seus efeitos antioxidantes e à presença de ácido fólico
• Protegem contra gripes e constipações, graças ao seu poder anti-inflamatório e à presença da vitamina C.
Além de todos estes benefícios, os frutos vermelhos são uma escolha adequada para manter a linha, visto que uma taça cheia contém cerca de 40kcal.
E por falar em liberdade, refresque a sua mente e encha a sua mesa de vermelho com a receita que lhe propomos:
Mousse de Frutos Vermelhos
Ingredientes:
• 300 gr de frutos vermelhos (framboesas,amoras, ou groselhas)
• 60 gr de açúcar
• 150 ml de natas para bater
• raspa de 2 laranjas
• 150 gr de iogurte bio natural magro
• tiras de casca de laranja para enfeitar
Preparação:
Reservar cerca de 50 gr de fruta para enfeitar. Por a restante num tacho com duas colheres de sopa de água. Quando levantar fervura, baixar o lume e deixar fervilhar cinco minutos, ou até a fruta estar macia e sumarenta. Misturar o açúcar.
Retirar do lume e deixar arrefecer ligeiramente. Deitar no copo de batidos e triturar até reduzir a puré. Coar para retirar todas as grainhas. Reservar até arrefecer completamente.
Bater as natas com a raspa de laranja até engrossarem. Juntar o iogurte e envolver nas natas, continuando a bater. Adicionar o puré de fruta já frio.
Deitar numa taça grande ou em taças individuais. Levar ao frigorífico antes de servir. Enfeitar com a fruta previamente reservada.
Celebre o 25 de Abril na harmonia do seu lar e com a sua mesa recheada dos melhores alimentos que só a Frutas do Cávado lhe poderá proporcionar!
Artigo escrito por Alexandra Santos Silva