
Pimento – O rei dos Santos Populares
Pimento – O rei dos Santos Populares
Chegam os santos populares e com eles veem as sardinhas e os pimentos assados na brasa.
Verdes, amarelos, vermelhos, brancos ou roxos, os pimentos são grandes companheiros nas refeições dos dias quentes. Os sabores diferem entre as variedades podendo mesmo dizer-se: cada cor, seu paladar.
Usados na antiguidade para fins medicinais, à luz das investigações atuais sabe-se que contêm substâncias com poder desinfetante e propriedades antioxidantes, que nos podem ajudar a proteger contra algumas substâncias tóxicas, nocivas ao nosso organismo.
Estes companheiros de Verão, são também amigos da nossa balança, uma vez que, têm baixo teor em calorias. São ainda, uma excelente fonte de vitamina C, especialmente os de cores mais garridas, como os vermelhos, amarelos ou laranjas.
Esta multiplicidade de sabores permite escolher ao gosto de cada um e ao tipo de cozinhado a que se destinam. Com um pouco de imaginação, podes descobrir novas combinações ou misturá-los entre si tornando os seus pratos mais coloridos. Afinal a cozinha é local privilegiado para se jogar com cores, texturas, cheiros e sabores…
Como escolherAo escolhe-los, rejeite os que apresentam pisados ou com áreas escuras e fique com os que têm cor viva e pele lisa.
O talo deve estar verde e o legume deve ser pesado para seu tamanho e firme — ao pressionar os dedos, não deve ceder.
Pimentos assados – como pelá-los
Após retirá-los deve introduzir-se dentro de um saco de plástico fechado e deixá-los arrefecer um pouco. Verá que depois conseguirá pelá-los mais facilmente.